RJ - Cidade de Paraty
Obs: Albino Lima andor por aqui
RJ - Cidade de Paraty
Trecho de história de Paraty
Paraty é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localizado no litoral sul do estado, dista 258 quilômetros da capital estadual, a cidade do Rio de Janeiro.
Junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas cinco metros. Hoje, é o centro de um município com 930,7 quilômetros quadrados com uma população de 39 965 habitantes (densidade demográfica: 35,6 habitantes por quilômetro quadrado). Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para 2014, possui 39 965 habitantes,[10] ocupando a 43ª posição entre os municípios do estado do Rio por população[11]. O seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,693, segundo dados de 2010 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (publicados em 2013[12]), o que é considerado como "mediano".
Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.
O tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro aponta, para o topônimo "Paraty", a etimologia tupi antiga parati'y, com o significado de "rio dos paratis", pela junção de parati (parati) e 'y (rio). "Parati" é tanto uma espécie de peixe da família dos mugilídeos quanto uma variedade de mandioca.[13]
Em vez de Parati, a prefeitura municipal decidiu-se por usar a grafia Paraty, incorreta segundo a ortografia vigente. O gentílico, porém, escreve-se com "i": seus habitantes são denominados paratienses
A cidade foi, durante o período colonial brasileiro (1530-1815), sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil.
Em 1667, teve sua emancipação política decretada após várias revoltas populares contra o centralismo que Angra dos Reisexercia sobre a cidade, em especial após a revolta liderada por Domingos Gonçalves de Abreu, tornando-se, assim, independente.