Vestígios de Portugal
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas Minas Gerais Brasil
Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, Congonhas - Obra-prima de Aleijadinho
1. - A devoção do Bom Jesus do Matosinhos
A origem dessa devoção teve origem em Portugal, com a descoberta de uma imagem do Cristo crucificado aparecendo nas margens da praia de Matosinhos. Atribuiu-se que a imagem teria sido feito por Nicodemos, que assistiu a crucificação de Jesus, e que posteriormente a teria jogado ao mar fugindo de perseguições.
A imagem foi colocada inicialmente no mosteiro local e logo depois, com o desenvolvimento rápido de uma forte devoção, foi construída, em 1559, uma igreja especial para ela.
Santuário de Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas | UNESCO
www.unesco.org/new/pt/brasilia/.../list.../sanctuary-of-bom-jesus-do-congonhas/
História com Gosto: Santuário de Bom Jesus do Matosinhos ...
https://historiacomgosto.blogspot.com/.../santuario-de-bom-jesus-do-matosinhos.html
No Brasil, a devoção se deu com a vinda dos colonizadores portugueses mas também teve logo grande difusão. Cerca de 23 cidades foram fundadas sob as bençãos do Bom Jesus de Matosinhos. No período colonial, quando ficou pronta a Igreja, ela tornou-se o centro da maior peregrinação religiosa da época.
1.1 - A Construção do Santuário em Congonhas
"Coube ao português Feliciano Mendes, acometido por uma enfermidade incurável à época, realizar uma promessa a Bom Jesus de Matosinhos: caso se curasse, fundaria uma irmandade em Congonhas semelhante à do Norte de Portugal. Ele havia desbravado anos antes aquelas terras na Região Central de Minas e descoberto ouro. A doença veio junto com seu enriquecimento. Felizmente sua promessa surtiu efeito positivo.
Como forma de gratidão, ele dedicou o resto da vida a fundar, naquele vilarejo, não só a irmandade a Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo, como cuidou pessoalmente de angariar recursos para construção de uma igreja monumental no pico de uma das colinas mais altas do lugar, incluindo os Passos da Paixão com as 66 figuras em cedro e os 12 profetas em pedra-sabão.
Para a missão chamou Aleijadinho, o maior artista daqueles tempos. Desde 1780, aquela irmandade passou a organizar e promover a romaria e os jubileus atraindo, sempre em setembro, milhares de peregrinos.
Iniciando os seus trabalhos em 1796, na ladeira em frente à Igreja Aleijadinho construiu seis capelas, três de cada lado, com cenas da Paixão de Cristo. Dentro de cada uma delas um conjunto de esculturas em cedro em tamanho natural representa uma cena da Paixão de Cristo. O trabalho de Aleijadinho foi concluído em 1799.
Entre 1800 e 1805, Aleijadinho confeccionou as 12 esculturas em pedra sabão representando os Profetas para serem colocadas no Adro da Igreja. Cada uma das esculturas está colocada em posições diferentes e com movimentos de mãos em que parecem esta se comunicando.
Por fim a Igreja com uma só porta de entrada, duas janelas e um interior claro e bem decorado." (Estado de Minas - www.em.com.br)
A construção completa foi feita em etapas e foi realizada de 1757 a 1875. Em 1939 o Santuário foi tombado pelo patrimônio histórico nacional e em 1985 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
2. - O Projeto de Aleijadinho para o Santuário
2.1 - O caminho do calvário
"Aleijadinho fez 66 esculturas em cedro em tamanho natural para representar os passos da Paixão de Cristo. Fugindo da clássica representação da Santa ceia, difundida pela pintura de Leonardo da Vinci em MIlão, Aleijadinho montou um cenário com uma mesa redonda, diferente da ratangulas do artista italiano. Na arte barroca / rococó as formas curvas são mais usadas e nosso artista mineiro dispões os apóstolos em semi círculos." (Percival Tirapeli - Arte Brasileira / arte colonial)
Santa Ceia
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos – Wikipédia, a enciclopédia ...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Santuário_do_Bom_Jesus_de_Matosinhos